sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tight Lacing

Dita Von Teese
Tightlacing ou "laço apertado" em uma tradução literal é o nome dado à prática de usar um corset por longos períodos, no intuito de alterar a silhueta reduzindo a cintura. Antigamente, as mulheres tinham padrões definidos de beleza, e a cintura fina era um destes padrões, inclusive, dependendo do país, havia um ideal padrão de cintura, e a mulher que atingisse esta cintura ideal, estava dentro dos padrões de moda da sociedade. O Corset utilizado para este fim é uma evolução dos espartilhos que nossas bisavós e tataravós usaram, nada a ver com o que hoje chamamos de espartilho a venda em lojas de langeries e sex-shops.

Os Corsets são construídos com tecidos resistentes, em várias camadas e com reforços em áreas estratégicas, amarrados nas costas e com barbatanas rígidas, normalmente de aço ou alumínio.
O treino de redução de cintura exige uma disciplina e força de vontade enormes.


 Os corsets para TL (Tihgt Lacing) devem ser confeccionados sob medida, sendo exclusivo para o seu corpo. Pessoas asmáticas devem tomar cuidado com o TL e não abusar, apertando demais o seu corset. O corset é uma peça com barbatanas em aço e seus tecidos não laceiam, portanto, apertar demais na região do tórax pode afetar a respiração. O ideal é ir fazendo o processo aos poucos, apertando um pouco e, quando sentir já que não sente mais desconforto, ir apertando um pouco mais.


É fato conhecido desde a idade média que a pressão constante aplicada pelo Corset, sobre a cintura e costelas inferiores por 16 a 24 horas por o dia, acaba por curvar gradualmente as costelas flutuantes, fazendo que com o tempo a alteração acabe sendo definitiva. Porém, além do Tightlacing exigir disciplina e força de vontade, deve ser praticado com critério, pois assim como a redução da cintura é um fato historicamente comprovado, também é indiscutível que o uso de forma exagerada ou com pouco critério pode ocasionar vários problemas de saúde.


Para a efetiva redução da cintura com modificação da localização de órgãos internos e reacomodação das costelas, o Corset deve ser bem reforçado, ter preferencialmente barbatanas de aço e ilhoses bem próximos.


Alguns cuidados devem ser tomados na escolha: obviamente o corset para Tightlacing deve ser feito sob medida; não deve ser muito alto na parte superior para não se tornar incomodo ao sentar; na parte inferior não deve ser muito curto, pois se corre o risco da gordura abdominal depositar-se na parte deixada livre da pressão criando uma indesejável barriguinha; deve-se evitar materiais impermeáveis ou que dificultem a respiração da pele; por fim deve ter um diâmetro de 10 cm inferior a sua cintura, quando fechado.Outro fato conseqüente do TL é a correção da postura. Sendo o corset uma peça rígida, ele acaba forçando a coluna a estar sempre reta.

 O modelo mais indicado para um uso contínuo é o Underbust em estilo Vitoriano, por ser mais confortável e permitir uma melhor movimentação.

 
Você deve estar se perguntando sobre os efeitos práticos do Tightlacing. Existem na internet alguns sites com previsões sobre diminuição - claro que se deve ter cuidado com estes dados, pois se tratando do corpo humano, qualquer previsão é um exercício de adivinhação. Apenas para ilustrar transcrevo uma destas previsões:
"Um Corset pode reduzir a cintura aproximadamente 2% a cada semana, até que você alcance uma redução de 75% da cintura original após, mais ou menos, 3 meses de uso".
O primeiro objetivo do Tightlacer é "fechar" o seu corset, ou seja, partindo de uma peça com um diâmetro 10cm menor que sua cintura, atinge-se o primeiro estágio quando se consegue fechar completamente o corset. Deve-se então utilizá-lo durante mais um período até que surja uma sensação de conforto com o uso, parecendo frouxo, mesmo amarrado ao máximo.
Quando isso acontecer está na hora de trocar seu corset por um modelo menor. O novo corset deve ter novamente 10cm a menos que sua cintura, e você pode usar o corset antigo para dormir, poupando a nova peça. Repetindo este processo algumas vezes, você encontrará a cintura dos seus sonhos. Porém, deve-se tomar o cuidado de não exagerar, pois alguns Tightlacers tendem a criar uma cintura exagerada, que além de não ser saudável os torna permanentemente dependentes do uso do corset.

 Marimoon
 Tenha um cardápio menos calórico evitando alimentos pesados ou que possam acumular gases no estômago. Durante os primeiros meses nota-se a PERDA DE PESO, pois o corset comprime a região estomacal, fazendo com que você não consiga comer grandes quantidades de comida e nem sentir muita fome durante todo o dia. Você acaba, portanto, comendo menos.
É importante também a prática de exercícios abdominais para enrijecer a musculatura e não deixar que os músculos se atrofiem, já que durante o uso de corsets você acaba não utilizando os músculos abdominais para se movimentar.




Existem pessoas que não podem praticar este treinamento, como diabéticos, pessoas com insuficiência respiratória, pessoas que têm problemas de coluna, etc... Porém, se você tem bom senso para fazer um treinamento progressivo e cauteloso: nenhum outro método é tão efetivo para redução da cintura quanto o Tightlacing.
 
TIPOS DE CORSET

UNDERBUST
São corsets abaixo do busto, devem ser usados com blusas por baixo, o que garante uma maior diversidade de combinações e variações de uso da peça. Podem ser usados por cima ou por baixo da roupa, tudo depende da finalidade de seu corset.
 Dita Von Teese



OVERBUST
São corsets inteiriços, com ou sem bojo. Podem ou não ser usados com segunda pele por baixo. Geralmente, menos versáteis do que os underbusts.


 
CORSETS PARA TIGHT LACING
Corsets especiais para o treino de redução de cintura, em tecidos leves e com detalhes mais discretos que não comprometem o uso e a versatilidade do corset.



 
WAIST CINCHER
São bem menores do que os underbusts e seu trato é somente na região da cintura, não cobrindo o tórax e a bacia. Também podem ser usados por cima ou por baixo da roupa, tudo depende da finalidade de seu corset.
  
Meu 1º CORSET Cetim Italiano Preto Liso
“Um mundo sem a moda seria cinza e triste,
e milhões de pessoas não teriam do que viver."
(Pierre Cardin)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário